Pular para o conteúdo principal

Planejamento de Leituras 2018



Como fazer para se organizar com as leituras de 2018? Nada melhor do que um planejamento “possível”, claro. Como fazer para cumprir todo o planejamento? Eu não tenho resposta para esta pergunta, mas acredito que seja foco, muita disciplina e força de vontade.

Bem, como trabalho e faço faculdade ao mesmo tempo, e ainda tenho o meu apartamento para cuidar (limpar, organizar, cuidar das gatinhas e ter tempo para o marido), tentar cumprir um planejamento, por mais simples que seja, é sempre um desafio. Mas nós mulheres sabemos, desde muito, lidar com esta palavra: desafio.

Portanto, um planejamento é sempre um primeiro passo para organizar da melhor forma as leituras para o ano que está no seu comecinho. E é importante destacar que, além desses livros que listei, terei, provavelmente, muitas outras leituras nos primeiro e segundo semestres da faculdade este ano. Dessa forma, achei que para um planejamento possível, um livro para cada mês seria interessante.

Além do mais, vejo tantas pessoas por aí tentando bater recorde de leituras anuais, ou seja, visando apenas a "quantidade". Sempre serei incentivadora dos leitores neste país, porém, acredito que devemos focar na qualidade das leituras não só quanto ao conteúdo, mas também na dedicação do leitor a cada linha, a cada reflexão provocado pelo autor. Além disso, sempre sugiro, após a leitura da obra, o estudo de textos críticos bons, os quais nos dão uma base mais sólida para leituras ainda mais instigantes e enriquecedoras!

Logo a seguir, temos a lista que fiz das minhas leituras pessoais. Importante ressaltar que dela fazem parte os livros que comprei ou ganhei ano passado, e também alguns antigos aqui de casa, mas que ainda não havia conseguido me organizar para lê-los. Vamos à lista:

Janeiro: Razão e Sensibilidade (Jane Austen)
Fevereiro: A Duquesa de Langeais (Balzac)
Março: Angus: O primeiro guerreiro (Orlando Paes Filho)
Abril: Se eu ficar (Gayle Forman)
Maio: Emma (Jane Austen)
Junho: Orgulho e Preconceito (Jane Austen)
Julho: A alma encantadora das ruas (João do Rio)
Agosto: Um amor incômodo (Elena Ferrante)
Setembro: Eles sempre estarão ao seu lado (Teresa J. Rhyne)
Outubro: Uma casa na campina (Laura Ingalls Wilder)
Novembro: Tragédia em três atos (Aghata Christie)
Dezembro: Viagem ao Centro da Terra (Júlio Verne)

Destes listados, tem apenas uma releitura: Orgulho e Preconceito da Jane Austen. Perdi as contas de quantas vezes li esse livro. Para você ter uma ideia, minha primeira leitura foi aos 13 anos de idade. Mas como faz uns dois anos que eu não o leio, acho que seria um bom momento de uma releitura, uma vez que já tenho uma bagagem interessante devido a grandes aprendizados que tive ao longo desses semestres no meu curso.

Caso vocês queiram acompanhar alguma leitura para provermos um debate enriquecedor, está aí o meu planejamento para 2018. Mas não deixe de estabelecer uma meta de leitura este ano, pode ser dois livros por semestre, o que acha? Colocar mais leitura e literatura nos nossos dias vale muito a pena! Garanto!

Boa leitura a todos!

Carolina Pires.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Drácula - Bram Stoker

Drácula - Bram Stoker Com muita honra, ao som imaginário de um órgão tocando – sozinho – uma música fúnebre, venho descrever um pouco da minha experiência com a leitura desse clássico: Drácula, de Bram Stoker. A versão que li é da Editora Madras (2002), tradução de Sandra Guerreiro, cuja capa – ilustração de Claudio Gianfardoni – dá medo só de olhar. Romancista, poeta e contista, Bram Stoker, nascido na Irlanda em 1847, foi quem escreveu a principal obra sobre vampiros – mas não a primeira –, a qual, até os dias de hoje, serve de inspiração para muitas outras obras e adaptações para o cinema e televisão. Drácula é uma obra intensa, com traços góticos, em que prevalecem as descrições de eventos noturnos como noites mal dormidas, sonambulismo, invasões de propriedades privadas, perseguições e a sede de aniquilação da personificação do mal!  O livro é um conjunto de fragmentos de diários, cartas, telegramas e registros, com uma sequência cronológica, feito pelos próprio

Abandonar uma leitura é pecado?

Vejo que muitas pessoas ficam num grande dilema quando se deparam com uma leitura que não está fluindo. E o pior de tudo é que ficam forçando essa leitura de tal forma que afasta por completo o prazer da experiência. Então, em vez da leitura ser uma boa experiência e positiva, acaba se tornando um verdadeiro martírio! Recentemente peguei um livro que eu não consegui concluir a leitura. Sim, também cometo estes deslizes, mas acredito que é melhor largar do que forçar algo que não está fluindo. Mas esta não fluidez não é culpa do autor, que de fato escreve muitíssimo bem. Seria então minha culpa? A seguir minhas justificativas... Memória de Elefante é uma obra construída com base em metáforas e comparações que remetem a muitas referências, além de um humor ácido do narrador - quase autobiográfico - bem interessante. O que ocorreu é que, na verdade, como não consegui entender a maioria dessas referências, as construções metafóricas e comparativas tornaram-se se não um nada, um

A Duquesa de Langeais - Honoré de Balzac

O francês Honoré de Balzac, tido como o inventor do romance moderno, é o autor de uma obra composta de 89 romances, novelas e histórias curtas chamada de “A comédia humana”. A Duquesa de Langeias é um dos livros que compõe esta coletânea. Mas se você não sabe, não se deixe levar pelo título desta coleção de TRAGÉDIAS. E esta história não é diferente... A Duquesa de Langeais - L&PM POCKET Balzac, nesta obra, fala sobre a superficialidade da vida na sociedade, as aparências que muitas vezes enganam e a forma como muitas pessoas vivem por conveniência e não verdadeiramente suas vontades. Isso nos leva a pensar como pode um romance como este, escrito há quase dois séculos, ser tão atual! A resposta está na genialidade do autor, que fala com maestria da condição humana refletida nos seus personagens. A história consiste em relatar a superficialidade da vida de uma bela duquesa, cortejada por toda a sociedade parisiense. Casada por conveniência e acostumada aos cultos da su